Notícias

STJ: Novo Capítulo Sobre a Tributação das Subvenções

Recentemente, a tributação das subvenções ganhou mais um capítulo com a decisão proferida pelo Ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no RESP nº 2.202.266.

O Ministro, acatando os argumentos da Fazenda Nacional, entendeu que a exclusão dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL não havia sido analisada nas instâncias inferiores sob o prisma da Lei nº 14.789/2023, não sendo possível decidir sobre seus efeitos naquele momento, sob pena de supressão de instância.

Relembre-se que, sobre o tema, há entendimento jurisprudencial consolidado no sentido de que o crédito presumido de ICMS deve ser excluído da base de cálculo dos referidos tributos federais independentemente do cumprimento dos requisitos do artigo 30 da Lei nº 12.973/2014, uma vez que a tributação de renúncias fiscais dos Estados pela União viola o pacto federativo.

Assim, a revogação do referido dispositivo pela Lei nº 14.789/2023 não tem, ou não deveria ter, o condão de modificar a natureza desses benefícios fiscais nem de ampliar a materialidade constitucional do IRPJ e da CSLL.

No entanto, a decisão do Ministro Gurgel traz incerteza para os contribuintes: o STJ irá rever o seu posicionamento sobre a não tributação do benefício fiscal com base nos ditames da Lei nº 14.789/2023, ou reafirmará a violação ao pacto federativo?

O time tributário da JASA Advocacia seguirá acompanhando o andamento do tema e seus reflexos para os contribuintes.

Fique por
Dentro

Advogada Victória Venâncio participou como avaliadora da 1ª Competição de Processo Civil por Equipes dos Núcleos de Práticas Jurídicas, em comemoração aos 75 anos da Faculdade Mineira de Direito – PUC Minas.

Fique
por
dentro

Advogada Victória Venâncio participou como avaliadora da 1ª Competição de Processo Civil por Equipes dos Núcleos de Práticas Jurídicas, em comemoração aos 75 anos da Faculdade Mineira de Direito – PUC Minas.

JASA Advocacia | 2024 | Todos os direitos reservados

Política de privacidade

Desenvolvido por chiquettocomunica.com.br e pregodesign.com.br